HOME EMPRESA PRODUTOS AUTOMAÇÃO BPLC/POP'S FISPQ SAIBA MAIS NOTÍCIAS PUBLICAÇÕES DISTRIBUIÇÃO CONTATO
 

Notícias  

Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

 

26/4/2013

O Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, dia 26 de abril, foi instituído com o objetivo de conscientizar a população a cerca dos riscos e das formas de prevenção e controle da doença que afeta significativamente a qualidade de vida das pessoas.

Segundo a SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia, no Brasil, nada mata mais que a hipertensão. Estima-se que existam mais de 30 milhões de brasileiros hipertensos.

Hereditariedade, obesidade, estresse, excesso de sal e má alimentação são as causas mais relevantes relacionadas ao desenvolvimento hipertensão e a alta prevalência da doença na população.

Considerada uma enfermidade silenciosa, se não tratada pode ser fator de risco para várias outras doenças e levar a infartos, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e insuficiência renal.

 

O que é a hipertensão?

Hipertensão arterial acontece quando a nossa pressão está acima do limite considerado normal, que, na média, é máxima em 120 e mínima em 80 milímetros de mercúrio, ou simplesmente 12 por 8. Valores inferiores a 14 por 9 podem ser considerados normais a critério médico.

 

Prevenção e tratamento

Quem tem parentes hipertensos, está acima do peso, tem mais de 40 anos de idade, é portador de diabetes ou de outros fatores de risco para as doenças cardiovasculares (como colesterol elevado, tabagismo, estresse) deve medir a pressão regularmente e fazer a prevenção da doença, pois tem maior risco de se tornar hipertenso.

Quem já é hipertenso (pressão igual ou acima de 14 por 9) ou tem a pressão arterial limítrofe (acima de 12 por 8 e inferior a 14 por 9) deve fazer controle médico periódico e seguir as orientações dadas por aquele profissional.

Para prevenir e controlar a hipertensão, é importante fazer atividades físicas regulares (de pelo menos 30 minutos ao dia, 3 ou mais vezes por semana), reduzir o consumo de sal da alimentação (não use o saleiro, evite alimentos prontos e industrializados, utilize outros temperos), manter o peso adequado (reduzir o peso se tiver sobrepeso ou obesidade), controlar o estresse (sono adequado, controle da ansiedade e depressão, relaxamento) e, se necessário, utilizar medicamentos prescritos pelo médico de forma constante.

A maioria dos hipertensos, mesmo com hábitos saudáveis, precisa utilizar medicamentos.

Os princípios ativos mais modernos não causam efeitos colaterais importantes e protegem os órgãos vitais (coração, cérebro, rins, olhos e artérias) dos riscos da hipertensão.

 

Fontes: 

- Ministério da Saúde

- SBC - Sociedade Brasileira de Cardiologia

PRODUTOS
Instruções de Uso.
Produtos líquidos e estáveis, prontos para uso. Linha Clássica.
AUTOMAÇÃO
Protocolos de automação para aplicação em diversos aparelhos.
DISTRIBUIÇÃO
Encontre aqui distribuidores credenciados.
PUBLICAÇÕES
Publicações Técnico-Científicas para download.
FISPQ
Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos.
BPLC/POP'S
A Gold Analisa disponibiliza para os seus clientes os Procedimentos Operacionais Padrão - POP´s.
 
Gold Analisa Diagnóstica Ltda
Av. Nossa Senhora de Fátima, 2363
Carlos Prates, Belo Horizonte - MG
Fone: (31) 3272-1888 / (31) 3045-2800 / Fax: (31) 3271-6983
0800 703 1888
(31) 9 9577-2511 (SAC - WhatsApp)
Horário de Funcionamento
Segunda a quinta-feira: 08:00 às 18:00
Sexta-feira: 08:00 às 17:00


Siga a Gold Analisa
no LinkedInn
Curta a Gold Analisa
no Facebook



Copyright 2013 - Gold Analisa - Todos os direitos reservados