Fevereiro Roxo

27/2/2022

height=619

 

MÊS DE COMBATE AO LÚPUS, FIBROMIALGIA E ALZHEIMER.

 

A Campanha Fevereiro Roxo é destinada à conscientização e combate ao Lúpus, da Fibromialgia e Mal de Alzheimer. É uma maneira de informar a população sobre a importância de conhecer os sintomas e consequências no cotidiano do indivíduo, pois algumas dessas doenças não possuem cura e sim um tratamento qualificado e prolongado.

Conheça um pouco mais sobre essas doenças:

 

Lúpus

 

O Lúpus é caracterizado por um distúrbio crônico que faz com o que o organismo produza mais anticorpos do que o necessário para a sua manutenção e bom funcionamento. Consequentemente, esses anticorpos em excesso passam a atacar o próprio organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. O diagnóstico é feito através da análise médica dos sintomas clínicos que o paciente apresenta e da dosagem de anticorpos resultantes no exame de sangue. Alterações no exame de urina também podem auxiliar no diagnóstico.

 

Fibromialgia

 

A Fibromialgia ataca as articulações causando dores por todo o corpo. O seu desenvolvimento é desconhecido, porém a doença pode aparecer depois de eventos graves, como traumas físicos, psicológicos ou infecções. A síndrome pode causar cansaço físico, alteração no sono, ansiedade e depressão. O diagnóstico de Fibromialgia é clínico, não havendo exames que comprovem.

 

Alzheimer

 

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que causa a queda das funções cognitivas, reduzindo a capacidade de trabalho e relação social. Com o tempo, ela interfere no comportamento e personalidade do indivíduo, causando lapsos de memória. É a causa mais comum da demência (grupo de distúrbios cerebrais que causam perda de habilidades intelectuais e sociais). O diagnóstico é baseado em uma avaliação clínica, inclusive com testes cognitivos, exames laboratoriais e avaliação de imagem do sistema nervoso central.

 

A identificação precoce de uma patologia pode fazer toda diferença em relação à qualidade e tempo de vida de uma pessoa. No entanto, muitos ainda não entendem a importância deste benefício. Visto que as doenças progridem com o passar do tempo e apresentam um aumento na intensidade dos sintomas causando maior risco de gerar um quadro grave, é fundamental que a população tenha consciência a respeito

 

Cuide-se! Mantenha hábitos de vida saudáveis e vá regularmente ao médico para realizar exames de rotina. 

 

E então, gostou deste artigo? Agora compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais e ajude a levar informação para seus amigos!

 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.